"A simplicidade é o último grau de sofisticação"
"A simplicidade é o último grau de sofisticação"
Partindo dessa frase de Leonardo da Vinci e visitando a exposição Irving Penn: centenário, vejo que sua obra me encantou por esta sofisticação das coisas simples, mesmo variando os temas, que vão de retrato de personalidades como Picasso com seu olhar enigmático, moda a profissões, natureza morta, etc.
Vemos a mesma dedicação em cada imagem. A exposição mostra uma obra robusta e ao mesmo tempo leve, pois tem um fio condutor que é a simplicidade e a delicadeza do olhar de mestre.
A retrospectiva em homenagem aos 100 anos de nascimento do fotógrafo norte-americano Irving Penn apresenta, nas galerias 2 e 3 do IMS Paulista, mais de 230 fotografias concebidas ao longo de quase 70 anos de carreira, além de cerca de 20 periódicos. São exibidas suas fotografias de alta-costura, trabalhos iniciais em Nova York, América do Sul e México, retratos de povos indígenas de Cusco, no Peru, e retratos de figuras como Truman Capote, Picasso e Joan Didion.
A exposição, que fica em cartaz de 21 de agosto a 18 de novembro de 2018, é organizada pelo The Metropolitan Museum of Art em colaboração com a Fundação Irving Penn. A itinerância internacional foi possível graças ao apoio da Terra Foundation for American Art.
IRVING PENN: CENTENÁRIO
Exposição
Entrada gratuita 21 de agosto a 18 de novembro de 2018
IMS Paulista Avenida Paulista, 2424 São Paulo/SP
Horário
Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h.
Quinta, exceto feriados, das 10h às 22h
Contato
(11) 2842-9120
IMS Instituto Moreira sales
https://ims.com.br/exposicao/irving-penn-centenario-ims-paulista/
As reflexões e comentários sobre fotografia podem ser aprimoradas por meio de workshops oferecido pela Fotograma Imagens e orientados pelo fotógrafo Emidio Luisi. Saiba mais:
Workshop
Desenvolve e orienta a criatividade e o raciocínio, e informalmente discute os caminhos que um fotógrafo deve seguir para se tornar o autor de suas imagens. Uma parte importante do curso são as atividades práticas (em sala de aula e saída fotográfica). Cada atividade prática é sempre seguida de análise e comentários do material produzido, para dar ao participante uma visão crítica de suas fotos.
As aulas teóricas são complementadas com filmes e livros que abordem a fotografia em suas diversas atividades.